sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

Um Ano de Natação.

Em fevereiro de 2010 iniciei a natação na academia aquafoz credenciada com a metodologia Gustavo Borges, a principio eu sabia não me afogar, nadar cachorrinho, mergulhar e deslocar alguns metros na água. Como já tinha um condicionamento físico das corridas de bike e rústicas, a minha idéia era começar em fevereiro, para quando chegasse maio ou junho poder ao menos finalizar um triathlon. Há, há, há... quanta inocência a minha.

Na avaliação dentro da água, o primeiro teste era atravessar os 25 metros da piscina nadando como se sabia. Nadei todo descoordenado, com braçadas de crawl e pernadas de peito (cômico) , cheguei ao final dos 25 m com os pulmões para fora, esbaforido.

Que grande lição de humildade aprendi neste dia. Mas não desisti, nos primeiros meses, aulas educativas com muita pranchinha, para aprender bater perna, aulas técnicas para aprender a “remar” , aulas para aumentar a força nas pernas e nos braços, aumentar a resistência e o fôlego, etc...

Em maio fiz minha primeira avaliação básica, para mudança de nível, em junho avaliação em 100 metros (1 min e 46 seg), o professor Marcelo escreveu (Recebemos tipo um boletim), “Parabéns Danilo, pelo seu empenho , vc foi muito bem para sua primeira avaliação” . Muito legal isso.

Fazia a natação duas vezes por semana as 7:00 da manhã, durante 1 hora. Como via que meu objetivo de nadar 750 m, ainda estava longe, passei a nadar de 2 para 3 vezes por semana.

No dia 20 de setembro foi minha segunda avaliação em 100 m, (1 min e 26 seg) 20 segundos a menos, e o “boletim” – “ Parabéns Danilo pela melhora, o próximo objetivo agora tem que ser o teste de 200 m.”

Perdi o terceiro boletim, o primeiro em 200 m, mas tenho marcado na agenda, (200 m. em 3 min e 33 seg.), lembrei-me da primeira aula quando cheguei esbaforido, cheguei totalmente sem fôlego.

Achei que tinha q. melhorar mais, e pedi permissão ao proprietário da academia aqua sport (Denis) poder chegar um pouco mais cedo, tipo 6:30 na academia, para ter mais tempo para treinar, antes de ir trabalhar, ele concordou.

Toda segunda, quarta e sexta acordo mais cedo (5:30), faço o café, arrumo a mesa para minha esposa e saio para nadar...

Quando o Marcelo chega (meu professor), em média já nadei entre 1.000 a 1.200 m.

Nesta segunda (31) ele me aplicou uma “prova” surpresa de 200 m. ( agora todo mês teremos uma avaliação).

- Mas professor eu não estudei nada. (Brinquei com ele)

Fiz os 200 m em 3 min e 14 seg após ter nadado 1.100 m. (Acho que poderia ter ido melhor, como todo atleta acha).

Gostaria de primeiramente agradecer a Deus, pela oportunidade de aprender este novo esporte.

Em segundo, gostaria de agradecer ao meu professor Marcelo, pela paciência com este aluno.

Em terceiro gostaria de agradecer a todos que fazem parte da academia, em especial ao Denis, por me permitir treinar uma hora mais cedo, em sua excelente academia de natação.

Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário