quinta-feira, 30 de setembro de 2010

Maratona Internacional de Foz do Iguaçu.

Considerada uma das mais dificeis do Brasil, a maratona internacional de Foz do Iguaçu promovido pelo SESC, filiou-se no ano passado à AIMS (associação internacional de maratonas e corridas de longa distância).
A prova sai da represa de Itaipu, cruza toda a cidade de Foz do Iguaçu, seguindo pela av. das cataratas com a chegada nas cataratas. A 2ª parte da corrida é o mesmo trajeto da também tradicional meia maratona das cataratas. Além da maratona também é realizada caminhada e corrida de 5 km no centro da cidade e outra corrida de 11,5 km que sai do portão do parque nacional com a chegada nas cataratas.

Com um total de 1.067 finalizantes nos 11,5 km (593) e maratona (474) a cada ano o número de participantes vem aumentando, fiquei impressionado com a quantidade de pessoas de outros estados.

O congresso técnico aconteceu no sábado as 16:00 hs com o palestrante Vanderlei Cordeiro dando dicas de como terminar bem a maratona. Este ano um sr. foi chamado a dar seu depoimento, e contou q. devido a exigência do atestado médico para correr a maratona do ano passado, descobriu que possuia um problema cardíaco congênito. O atestado médico é chato de se conseguir, mas esta ai a prova de que é muito importante, não só para se correr uma maratona mas sempre que for iniciar uma atividade física é interessante fazer uma avaliação.

Como a maratona saia de dentro da Itaipu e a corrida de 11,5 saia da entrada do parque nacional, o SESC disponibilizou ônibus em vários hotéis do centro da cidade, (mais uma vez o sesc com sua organização impecável) sem custo algum. Ambas corridas estavam marcadas para ser dada a largada as 7 da manhã.

Acordei as 3:45 para tomar meu café, tomar um banho e organizar os últimos detalhes, as 4:30 sai de casa para pegar o ônibus as 5:00 no hotel maracanã, que nos levou até o portão da Itaipu, lá descemos e pegamos outro ônibus até o local da largada.

Os cadeirantes largaram primeiro, depois a elite e em seguida comerciários e amadores.

Larguei bem devagar, não me empolguei vendo muitos sairem forte, ficava pensando no que tinha pela frente, e nas famosas subidas que ja conhecia depois do km 22. Tinha me hidratado bem no sábado e mal fiz 5 km tive que parar, depois novamente no km 12 , a partir dai foi tudo bem até o final. A cada 3 km exatamente havia um posto de hidratação, peguei água em todos eles, em alguns havia coca, gatorade, banana. Levei 6 géis de carboidrato dos quais consumi 4, e uma banana no meio do percurso.

Fiz uma ótima corrida, terminei a prova bem, o tempo nublado ajudou muito, é uma corrida desgastante, mas também não é assim " o bicho", o que as pessoas falam sobre a parede que existe quando se chega ao km 30 parece ser verdade, fui bem até a entrada do parque, ou seja até o km 32, a partir dai não teve jeito e tive que fazer algumas caminhadas, primeira corrida em que tenho que caminhar, não senti falta de ar em nenhum momento, apenas cansaço nas pernas, faltou treinamento de resistência.

Foram 4:30 de uma grande experiencia, conheci muita gente , fiz novos amigos e superei os 42 km.

Parabéns ao Sesc pela organização.

Ano que vem tem mais...

Recomendo...



Congresso Técnico


Vanderlei Cordeiro.


Entrega dos Kits - Claudir, Frank Caldeira, Claudemir.


Mathias, Altair, Rogerio.


Para altimetria click em ver detalhes.

2 comentários:

  1. Parabéns pela prova.... é um desafio e tanto,
    Um abraço,

    ResponderExcluir
  2. Olá Danilo, tudo bem?
    Já recuperado da maratona e pronto para uma outra? rsrs
    Vim lhe parabenizar pela ótima participação aí na Maratona de Foz e dizer também que foi um prazer imenso em poder te conhecer pessoalmente.
    Espero lhe encontrar mais vezes, já que irei correr aí na "sua" cidade pelo menos duas vezes por ano. hehe
    Valeu Danilo.
    Abraço, tudo de bom e bons treinos.


    tutta
    www.correndocorridas.blogspot.com
    Twitter: @tuttacferreira

    ResponderExcluir